segunda-feira, 17 de setembro de 2012

RESGATE

Dia desses percebi que tinha abandonado certa cantora que gostava muito de ouvir.
Nos idos de 2000, estava apaixonado, como todo o Brasil, pelo álbum Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, da Marisa Monte. Era uma febre. 

Fonte: Google.com

Naquele ano fui ao show dela, primeiro e único que lhe prestigiei. Fui inundado pela beleza e riqueza dos detalhes daquela produção que, na minha opinião, teve dois momentos climax: a execução da música Gentileza e a brilhante interpretação de Ontem ao Luar, composta em 1907 e letrada em 1918. Uma preciosidade que MM (me dou a liberdade de assim me referir à Marisa Monte, haja vista a antiga relação estabelecida) resgatou e me fez o favor de apresentar.
Sim, é verdade que Fafá de Belém, minha conterrânea, já havia interpretado a mesma canção, mas foi pela voz de MM que tomei conhecimento de sua existência.


Minha relação com MM, como disse, é antiga. Desde o escandaloso bum de Bem Que Se Quis, tenho conhecimento de sua existência no cenário musical do país. Mas foi mesmo com Verde, Anil, Amarelo, Cor de Rosa e Carvão, recebido como presente do Natal de 1994 de uma amiga querida, que caí de amores. Caí não, tombei!

Fonte: Google.com

E assim a paixão foi crescendo até chegar ao apogeu, com Infinito Particular, de 2006, lançado simultaneamente com Universo ao Meu Redor. Cheguei a ter certeza que a música título havia sido composta para mim: "só não se perca ao entrar, em meu infinito particular". Era assim que me sentia naquele tempo, infinito, limitado, dúbio, uno, centrado e disperso, tudo junto e misturado. Hoje vejo que estava, simplesmente, descobrindo o que era se tornar adulto.

Fonte: Google.com

A paixão pelo Infinito... foi tão grande que ofuscou, para mim, o álbum Universo ao Meu Redor que passou pelo mundo sem quase tomar conhecimento de sua existência. Compromissado em dizer a verdade, devo confessar que sequer lembrava dele até começar a escrever esse texto e, assim, fazer uma rápida pesquisa sobre as informações aqui mencionadas.
Mas voltando ao assunto, a paixão passou. Aquela brasa ardente que sentia ao ouvi-la, se apagou. E os dias, meses e anos passaram até eu (quase) esquecer que MM existia. Mas ela também deveria fazer o mea culpa, afinal foram seis anos para lançar novo álbum. 
E em março deste ano MM lançou O Que Você Quer Saber de Verdade?. Ouvi o disco pelo Youtube quando lançaram e não me apaixonei. Duas ou três canções se salvaram. Mas nada se comparava ao nosso passado.

Fonte: Google.com

E assim os meses passaram até que no agosto passado, percebendo os sucessos emplacados nas novelas em cartaz, peguei-me lembrando, nostalgicamente, do prazer em mim suscitado por suas interpretações, as histórias que tínhamos juntos e sua participação nas atitudes da minha vida.
Resolvi dar-lhe nova chance e baixei o último álbum. Realmente, percebo que nossa relação não é mais uma paixão, mas pode ter se tornado um singelo amor fraterno com chances de durar o resto da vida. Desde então seu novo álbum toca em minha playlist aleatoriamente, dentre as canções antigas que tanto me tocaram.
E nesta noite de setembro, a publicação de um vídeo no facebook de um primo, trouxe à minha memória mais um artista que gostava muito, e assim como MM, havia abandonado: Skank.


A carreira do Skank tem passado à margem da minha vida, mas ver esse vídeo, da música Dois Rios, especificamente, fez-me lembrar das lágrimas que rolaram a este som.
Esta noite inicio mais um resgate.



Um comentário:

  1. Pi, eu também adoro MM. E eu também a abandonei, ou seja, ultimamente quase não a ouço. As músicas dos primeiros discos (todos) sei todas ou quase todas. Já os últimos discos, somente algumas. Mas acho que a culpa é dela mesma, pois tenho por hábito copiar os discos que compro e deixar no carro uma cópia para não perder o original (para não roubarem ou mesmo estragar no sol).Pois bem, como a MM colocou uma tecnologia para os discos dela não serem copiados, terminei por quase não ouvir as músicas e não aprender nenhuma (sim, eu ouço música no carro, em geral). E acho que isso aconteceu, de resto, com o público dela todo, pois esses discos não fizeram tanto sucesso quanto os outros, enfim. Bjs!!!

    ResponderExcluir