quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MULTI MADONNA

Quando estive em Lisboa, durante a viagem do ano passado, Bruno me contou de uma ótima ideia que ele estava tendo e eu dei toda  força: lançar seu livro sobre a Madonna no Brasil.
O Bruno sempre foi um super fã da Madonna, o que me faz lembrar de ótimas histórias nossas envolvendo o nome, obra e imagem da rainha pop.
E, certamente por isso, teve como tese de seu mestrado, quando já morava em Lisboa, essa figura icônica.
Como curso natural dos bons trabalhos realizados, sua tese de conclusão do mestrado tornou-se livro em Portugal: MULTIMADONNA - o papel da imagem contraditória na construção de um fenômeno da indústria cultural.

Capa do Livro

O livro, como eu disse, é o resultado da pesquisa realizada pelo Bruno para a sua tese de Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É também o primeiro estudo acadêmico em Portugal inserido nos Madonna Studies, uma área específica dos Cultural Studies que se desenvolveu em diversos países a partir da década de 1990, devido ao enorme alcance de Madonna na mídia.
A partir da análise de 46 videoclips de Madonna, ele avalia de que forma as mais variadas imagens e personagens criados ao longo de quase 30 anos foram e continuam a ser essenciais na manutenção da fama da cantora, considerada um arquétipo de ícone pop. São imagens que jogam essencialmente com aspectos contraditórios para divulgarem lados ambíguos da artista e nunca revelarem a verdadeira pessoa, mantendo o interesse dos meios de comunicação e das audiências sobre a sua persona, permitindo que se reinvente de acordo com a lógica de produção capitalista e evitando o fim do seu fascínio.
Agora esse livro será importado do "além-mar" para ser lançado, com exclusividade em território brasileiro, na Fox Vídeo, em Belém, no dia 09.02.2012, a partir das 19 horas, com apresentação da jornalista (e amiga) Tathy Fleury
Coincidência ou não, calhou de ser exatamente na semana em que a 'Poderosa' lançará oficialmente o primeiro single de seu novo álbum "M.D.N.A.". E corre à boca pequena que, depois do lançamento do livro, a badalação continuará com uma festa temática, pré-carnaval, em uma casa noturna da cidade, mas isto cá ainda não foi confirmado.





Cabe aqui um adendo relevante: a Fox Vídeo, na minha opinião, é um dos lugares mais descolados de Belém! Começou seu funcionamento há muitos anos, quando eu ainda era um garotinho, exclusivamente voltada para o aluguel de vídeos, o que na época era sinônimo de fitas de videocassete!!!
Com a evolução da tecnologia, dos meios de comunicação e atendendo às diversidades do mercado de consumo, a Fox Vídeo é hoje muito mais que uma mera locadora capaz de desbancar a poderosa BlockBuster que, por sinal, não teve longa vida na cidade.
A 'minha segunda casa', como carinhosamente meus amigos e eu gostamos de nos referir à Fox Vídeo, é também livraria, lojinha de decoração, lojinha de brinquedos e uma maravilhosa cafeteria.
E pra quem está se perguntando, a Fox Vídeo fica na Tv. Dr. Moraes, entre Av. Conselheiro Furtado e Rua dos Mundurucus, em Belém, ok?
Ou seja, pra quem curte literatura, cultura pop, uma boa cafeteria ou, simplesmente, é fã da Madonna, não deixe de ir e espalhar a notícia!


Um comentário:

  1. Pi, Que fantástico! Acho super interessante uma pessoa que se dedica de corpo e alma a um sonho. Parabéns ao Bruno. Uma curiosidade: ele nunca tentou um contato (entrevista) com a Madonna? Eu gostaria de ler o livro dele, tá? Não, não sou fã da Madonna. Sou fã de pessoas como o Bruno: que vão à luta e se dedicam ao que amam e que, ainda por cima, colocam isso no papel, ou seja, publicam um livro. Sucesso ao Bruno! Beijos!!!

    ResponderExcluir