sábado, 10 de setembro de 2011

BUON GIORNO, MI CHIAMO AMYNTOR

Fiz italiano há uns 10 anos, mais ou menos... fiz o primeiro nível no Celci, mas depois mudei para a escola La Sapienza, onde cursei do segundo ao quarto nível. Aí, o proprietário/diretor/professor teve que fechar a escola por questões financeiras.
Mas já era tarde, nossa turminha de 4 alunos já estava muito unida e entrosada, entre si e com o professor. Convencemos ele a nos dar as aulas dos dois últimos níveis do básico na sala de seu apartamento...
Assim, todos os sábados vespertinos nos encontrávamos no edifício Altair Klautau, na Av. Conselheiro Furtado, em Belém.
Cheguei (quase) a concluir o básico. Faltou só a prova final do sexto nível.
E não fiz a tal prova porque já não levava o curso de italiano nem um pouco a sério! Esse ano de aulas na casa do professor foi muito bom, mas não lembrava em nada um curso de língua. Ríamos, conversávamos, brincávamos e comíamos. Quase nunca em italiano. O pobre do professor bem que tentava ensinar, mas os alunos não levavam a sério.
Aí, simplesmente não rolou a vontade de fazer a tal prova final... E pelo que sei, nenhum dos alunos a fez.
Passaram-se os anos e finalmente, nestezinho ano de 2011, como contei aqui, decidi que faria o intercâmbio na Itália.
Como é de conhecimento geral, meu intercâmbio é uma desculpa para reflexões mais íntimas, descobertas mais pessoais e superação dos próprios limites. Contudo, não posso desmerecer a relevância de querer retomar o estudo da língua que deixei para trás, no meu passado.
É uma língua tão linda, tão musical que não merece o abandono que lhe destinei...
Assim, entre minha primeira visita ao STB de Belém e meu retorno para fechar o pacote, pesquisei o que pude sobre as escolas com as quais a agência mantem relações em Roma: Leonardo Da Vinci e Dilit International House.
A verdade é que não encontrei nada de concreto sobre nenhuma das duas. Não sei se o tempo para pesquisa foi pouco, já que só dispunha de três dias para me decidir, ou se não soube pesquisar, ou se, realmente, não há comentários relevantes sobre elas na internet.
A melhor referência que obtive sobre a primeira escola, a Leonardo Da Vinci, foi que se tratava da escola que Elizabeth Gilbert frequentou enquanto comia na Itália. Entretanto, a favor da outra escola, a Dilit, havia o fato da localização, pertinho do Roma Termini e muitas outras estações de metrô.
Foi essa que escolhi.

Via Marghera, 22, Roma

Como já passei dos 30 anos de idade, não tenho mais disposição para me aventurar em situações de precário conforto (acho até que nunca tive), por isso fiz questão de optar por residência estudantil, em quarto individual, com banheiro privativo.
Sim, sou antipático para algumas coisas... A falta de disposição para dividir quarto e banheiro com estranhos é uma delas.
Mas havia um problema no sonho italiano: eu só saberia a localização da minha morada italiana com, em média, 15 dias antes da viagem.
Angustiante ter desejo/vontade/disposição para explorar a área da residência pelo Google Maps e não poder!
Entretanto, as atendentes do STB me garantiram que todas as residências estudantis conveniadas são muito boas, limpas e confortáveis, assim como deveria ser bem próximo da escola, permitindo deliciosos passeios a pé pela Cidade Eterna.
E realmente, os dados da hospedagem só chegaram ontem por e-mail, faltando nada mais que 16 dias para eu chegar em Roma.
Sobre a tal hospedagem, vamos lá: pertence à Signora Maria Anna Surace, e situa-se na Via Tarvisio 5, Roma.
Meu flat (eba!!!) é o de número 19, 6º andar.
Hein!? 6º andar?!
"Ai meu Deus!", pensei, "será que tem elevador???"
As surpresas e dúvidas não ficaram por aqui...
"Distance from school: approx. 15 minutes by bus nº 38". Como assim? A tal residência não deveria ser próxima o suficiente para uma prazerosa caminhada até a escola?
Fiquei nervoso e corri para o Google, santo Google!
Realmente, a escola e residência ficam na mesma cidade, em Roma, mas nem com boa vontade são vizinhas a ponto da caminhada diária ser viável... tratam-se de pelo menos 30 minutos caminhando.
Dei uma olhada pelas ruas das redondezas através do street view do Google Maps e não gostei. Mas também! A essa altura já estava pondo defeito em tudo e me perguntando onde estava com a cabeça quando decidi deixar meu confortável lar para me jogar em qualquer buraco dessas ruas estreitas de Roma.
Mas, como diz o ditado, nada melhor que uma boa noite de sono.
Recuperado do susto e mais calmo, comecei a achar que será melhor, inclusive, a residência não ser tão próxima do curso, pois não tive boas referências sobre a segurança na região do Roma Termini.
Além disso, comecei até a achar a rua onde se situa o prédio, uma rua bonitinha.


Via Tarvisio, Roma

Via Tarvisio, Roma

Muito bem aconselhado, telefonei pelo Skype para a Signora Surace. Num italiano de trancos e barrancos, consegui saber que o prédio tem elevador (ufa!), que há farmácia nas redondezas, e que a região é segura.
Mais aliviado, fui fazer as malas.

5 comentários:

  1. Pi, tu és uma piada! Quando chegares lá, já conheces tudo pelo Google maps. Boa sorte querido!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive tempo de explorar com afinco as redondezas da residência... certamente ainda o farei...
    Mudando de assunto, tia, já experimentaste usar nos comentários a opção Nome/URL? Porque sempre que comentas aparece como Anônimo. Queria ver teu nomezinho aparecendo, em vez de um anônimo qualquer. Suas opiniões e comentários são relevantes demais para serem de um "Anônimo". :D

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus!!!!! doida sou eu q vou te seguir. Pelo menos tens teto, ainda sou uma sem teto em Roma...e sei lá se no resto da Ítalia...já tô me vendo dormindo num banco de praça, ou quem sabe em melhor estilo arranjo um lá na fontana de trevi...até pq não gosto de sertanejo e vou detestar cantar "Seu guarda. Eu não sou vagabundo. Eu não sou delinquente. Sou um cara carente. Eu dormi na praça"....enfim...sorte pra nós dois......bjos

    ResponderExcluir
  4. KKKK Karla, tu vais dormir no banco da praça, sim. Mas o banho será em grande estilo: na Fontana di Trevi!

    ResponderExcluir
  5. vai dar td certo!!! e na pior das hipoteses, vais voltar ainda mais maduro e com a bagagem lotada de histórias das quais te lembrarás com alegria pelo resto de sua vida!! ;)

    ResponderExcluir