terça-feira, 13 de setembro de 2011

AmynTUR

Quem me conhece um pouco melhor sabe o quanto eu amo viajar, no sentido literal e não no metafórico, ok?
Segundo o dicionário on line Priberam, viajar significa fazer viagens, percorrer em viagem. E viagem, por sua vez, é o ato de transportar-se de um ponto a outro distante. É isso que tem .
Mas viagem, para mim, não é só isso... Viajar tem um significado muito mais profundo e libertador.
Minha primeira viagem, daquelas pra valer, de ultrapassar os limites de um estado, foi em grande estilo. Comecei com o pé direito, indo de avião. Quem já viajou de avião e lembra da emoção da primeira viagem, levanta a mão!
Levantei as duas com os dez dedos bem esticados!
Tinha 9 pra 10 anos e fui visitar meus tios/padrinhos em Brasília, onde moram. Foi uma coisa de louco aquela ansiedade toda! Se alguém conseguir imaginar a cena de uma criança gordinha, hiperativa e ansiosa por fazer a primeira viagem de avião, certamente vai fazer um esforço tremendo para esquecer!
Naquele tempo eu ainda não sabia o que era ficar ansioso. Aquele enjoo no estômago, aquela agonia inexplicável, aquele suspirar profundo... ai, ai... enfim, fui apresentado à estranha sensação de estar ansioso.
Ultrapassada a primeira etapa, a ansiedade pré-viagem, ingressei na aeronave e fiquei maravilhado com aquilo. Naquele tempo as atendentes de voo respondiam pelo nome de aeromoças, e a demonstração era toda feita manualmente, coisa que hoje em dia só acontece se o monitores estiverem com algum problema.
Lembro de ter ficado encantado, também, com o cinto de segurança e a forma interessante que ele abre e fecha. E a poltrona que reclina?
Enfim, cheguei ao meu destino e passei um mês na capital do Brasil.
Naqueles dias eu pude perceber as diferenças de hábitos e costumes de uma casa para outra, de uma região para outra. Conheci pessoas fisicamente diferentes das que eu estava acostumado a ver em Belém, ouvi sotaques e expressões diferentes e impressionei pelo meu sotaque e expressões. Égua! Foi muito bom!
Daquele momento em diante percebi: eu amo viajar.
De lá pra cá já planejei e fiz várias viagens, tanto nacionais quanto internacionais. Eu dispenso excursões e agências de viagens. Claro que já me utilizei delas e se precisar voltarei a utilizá-las, mas eu gosto mesmo é de fazer meu próprio roteiro, minha pesquisa de passagem, de hotel, de pontos turísticos, de tudo.
E dessa vez não poderia ser diferente: horas de pesquisa na internet, horas de conversas com pessoas que já conhecem a Europa, horas consultando sites de voos e hotéis, horas de sonhos acordado.
E nessa aventura, pra não dizer que irei só, me acompanhará por Portugal, Itália e Inglaterra, o Samukinha. A ideia de ser acompanhado por ele partiu de seu "pai", Samuel, que, inspirado pela onda do turismo de pelúcias, encomendou à AmynTUR (como carinhosamente chamo minha agência de viagens imaginária) seu primeiro pacote de turismo para bonecos de pelúcia.
Uma graça, não?

Samukinha de malas prontas, sob o atento olhar de Tiffany.
Só não sabemos se ela está curiosa ou com inveja.

Como o Samuel, meu dileto companheiro para todas as horas, inclusive viagens, não pode ir comigo, mandará seu representante para desfrutarmos da maravilhosa experiência de observar e até de sermos observados, trocarmos comportamentos e aprendermos com as outras culturas, com o fazer alheio, bem como ensinar com o nosso fazer e com nossa cultura. Enfim, permutar.
Mas a troca, pra ser produtiva, depende da disposição de cada um. Da minha parte, pelo menos, posso garantir que estou ávido para apreender tudo que puder, socialmente, culturalmente e subjetivamente.
Isso, meus caros, é coexistência.

4 comentários:

  1. Pi, Que lindo: o texto, a tua experiência, os teus sonhos, a tua COEXISTÊNCIA. Fico feliz por ter participado de muitas dessas tuas viagens, especialmente a primeira. Lembro claramente do tanto que nos divertimos aqui em Brasília. Foi muito legal. Assim como tu, também adoro viajar, criar roteiros, fazer eu mesma todas as etapas da viagem. É muito mais gostoso. Tenho certeza que essa tua experiência será um marco e que dela surgirão muitos outros intercâmbios, inclusive de lá pra cá. Vou esperar todos os posts ansiosamente. Te amo. Boa Viagem!

    ResponderExcluir
  2. Pi, tenho certeza que essa viagem será deliciosa e muito proveitosa! A Itália é a tua cara... ensolarada e cultural!
    Não deixa de fazer uma parte do roteiro do filme Anjos e Demônios, pelo livro, as fontanas e igrejas parecem fantásticas!
    Nunca tinha ouvido falar do Toy Travel... só conhecia o conceito do gnomo da Amelie Poulin rsrsrsrsrsrs... Adorarei ver o Samukinha pousando pras fotos :D
    Bon voyage, vc merece!
    =*

    ResponderExcluir
  3. Btw, sou fã da Amyntur!!!!! O roteiro de NYC ainda permanece imbatível! Vamos ver o q surge da Europa!
    =**

    ResponderExcluir
  4. Boa viagem!!!!! Não preciso nem dizer p vc aproveitar bastante, pois no quesito viagem vc éimbatível...teus meninos (larissa e gustavo) já estão c saudades...prometo q olho eles como se meus fossem.....kkkkk.....bjão...fica com Deus.

    ResponderExcluir