terça-feira, 28 de agosto de 2012

FÉRIAS COM COMPROMISSOS

Estou de férias em São Paulo, após uma breve passada por Santiago, cujo teor da viagem fica pra uma próxima oportunidade.
Nessa passagem por São Paulo, tinha três compromissos a cumprir. Dois extremamente prazerosos e um chatíssimo.
Os dois primeiros consistiam em aprender mais sobre coisas que amo fazer: cozinhar e beber.
Fiz uma Oficina de Cortes e Manipulação de Ingredientes, na Escola Wilma Kövesi de Cozinha, com a chef Carole Crema. Foi um espetéculo! Aprendi tanta coisa legal que saí da aula empolgadíssimo! Não cabia em mim de tanta vontade de aprender mais e fazer outros cursos na escola. A vontade é tanta que já estou analisando as possibilidades de fazer outros cursos em outubro.
O outro compromisso adorável foi uma aula de degustação de vinhos, cujo tema foi "Como Combinar Queijos e Vinhos", promovido pela Personal Sommelier. Uma delícia em todos os sentidos! Esta aula de degustação foi de uma utilidade singular, afinal, ocorreu dois dias antes de ir para o Chile, o que me ajudou bastante na hora de escolher os vinhos que trouxe da viagem.
Mas como nem tudo são flores, eu teria que enfrentar, ainda, meu compromisso chatíssimo: renovar o visto dos EUA.
Não bastasse todo o estresse e chateação em ter que preencher infindáveis questionários on line (condição prévia para obter o visto, seja pela primeira vez, seja por renovação), ainda temos, os brasileiros, que nos dirigirmos a um posto de atendimento, o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto - CASV.
Escolhi ser atendido no CASV da Vila Mariana (Av. José Maria Whitaker, 370). 
No domingo à noite, véspera da data agendada, li a instrução de que deveria levar uma foto 5x7 impressa. Ou seja, não bastaria a foto enviada eletronicamente, com o formulário preenchido on line.
Foi um fuzuê de manhã, pois não sabia se teria onde tirar essa foto próximo ao centro de atendimento (e de fato não vi nenhum lugar apropriado por lá), por isso procurei nas redondezas do flat. Mas afinal consegui a foto, que ficou horrível, e cheguei na hora marcada para esperar, em pé, numa fila de 45 minutos.
Em 1 hora todo o processo havia sido concluído. O passaporte com o novo visto será entregue em casa.
E enfim, não foi preciso foto, imposto de renda, extrato bancário, nada. 
Essa é a pseudo-eficiência americana. Pede o que não precisa, se omite em questões básicas como cadeiras para os solicitantes e não fornece qualquer comprovante de que estão com nossos passaportes.
Agora, tente discutir isso pra ver quantas vezes você entra nos EUA. 
O que eu não faço pelo consumismo, hein?!

Um comentário:

  1. Pi, engraçado, aqui em Brasília é bem confortável a fila (sim tem cadeira para esperar). Só acho esquisito não poder entrar na embaixada com o celular, mesmo que saiba das neuroses deles por segurança, enfim. Bem , pelo menos deu tudo certo!

    ResponderExcluir