terça-feira, 22 de maio de 2012

"ROAR, LION, ROAR"

Acabei de ver no Facebook uma montagem com os cincos leões da MGM.




Achei a imagem super interessante. Primeiro porque sou apaixonado por felinos. Segundo porque nunca havia me dado ao trabalho de imaginar como as imagens teriam sido feitas.




Resolvi pesquisar na Wikipedia, e olhem só que interessante.
O Leão foi usado em homenagem à Universidade de Columbia (Nova York, EUA), onde as equipes esportivas são apelidadas de "The Lions" e o grito de guerra é "Roar Lion, Roar" (rosne leão, rosne) Houve cinco leõs diferentes, usados nas vinhetas do estúdio, em diferentes períodos.
O primeiro deles e, por que não dizer, patriarca da família, foi o Slats. Um belo de um irlandês que trabalhou de 1924 a 1928, e pelas características tecnológicas da época, era mudo. Uma curiosidade: sua pele está exposta no McPherson Museum, em McPherson, Kansas, EUA. Agora eu pergunto, por que cargas d'água se tem a pele de um leão famoso em exposição em um museu perdido nos recôncavos dos EUA??
Depois do Slats veio o Jackie, que trabalhou de 1928 a 1956. É ele que anuncia o início do maravilhoso "O Mágico de Oz" (Wizard of Oz, The, EUA 1939).
Paralelamente ao Jackie, trabalhou Tanner, de 1934 a 1956, em todos os filmes em tecnicolor, exceto "O Mágico de Oz", cuja honra, como já disse, foi concedida ao herdeiro mais velho do patriarca (muito justo!).
De 1956 a 1958 Jackie e Tanner foram substituídos por George. Seu reinado foi muito curto, sendo definitivamente substituído em 1958 por Leo, The Lion.
Leo, o quinto leão, quarto herdeiro do patriarca Slats, é o leão que mais dura na vinheta da MGM, inaugurando todos os filmes do estúdio desde 1957. Leo foi comprado do comerciante de animais Henry Trefflich e treinado por Ralph Helfer.
Foram feiras duas versões diferentes do logotipo: uma com o ele rugindo três vezes (usado entre 1957 e 1960), e outra com o ele rugindo duas vezes, usado desde 1960.
Então minha gente, quem nunca se arrepiou com os rugidos de Jackie, Tanner, George e Leo, aguardando ansioso o início do filme?

3 comentários:

  1. Q interessante! Passei a vida de sessão da tarde e matinês dos cinemas ansiosa por esse rugido indicando o inicio do filme, mas nunca tinha parado pra pensar sobre ele... Tks, Slats,Jackie, Tanner, George & Leo!

    ResponderExcluir
  2. Legal Pi. Muito interessantes esses detalhes. Acho muito legal tu pegares um assunto assim do nada e fazer uma matéria tão legal. Parece que tens vários cliques e pronto! É assim que funciona essa vida de escritor de crônicas,não é? Adorei conhecer sobre Jackie, Tanner, George e Leo. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Margareth, obrigado pela qualificação "escritor de crônicas"!
      Realmente, muitas ideias surgem do nada, ou melhor, do quase nada. Às vezes basta uma faísca para começar um grande incêndio!
      Ah, e não desmereçamos o velho e mudo Slats que foi, realmente, depelado para ser exposto num museu do Kansas.
      Achei isso horrível, confesso.
      Obrigado por acompanhar o blog. :D

      Excluir