quinta-feira, 3 de maio de 2012

GRITEMOS JUNTOS!

Uma das quatro versões da obra 'O Grito', quadro expressionista do pintor norueguês Edvard Munch, foi leiloado por US$120 milhões, ontem, em Nova York. Assim, tornou-se o recordista em leilões, superando a venda de "Nu, folhas verdes e busto", de Pablo Picasso, em 2010.
Fonte: G1

O Grito (Skrik)

Acredito que toda pessoa tenha uma música, um livro, um poema, um quadro, uma escultura, qualquer coisa que seja, que consiga lhe tocar a alma.
'O Grito' é uma das obras que exercem esse poder sobre mim.
Apesar do que muitas pessoas podem pensar, não me considero um culto apreciador e conhecedor das artes. Até gostaria... gostaria de conhecer os artistas, músicos e escritores pelos nomes, obras, estilos e trechos, mas a verdade é que estou bem longe disso.
Não sou daqueles que passa horas e horas em museus, percebendo os pormenores incutidos em cada obra exposta, mas acredito que seria capaz de passar um longo tempo em frente a esta obra do pintor expressionista, simplesmente apreciando, "sentindo" e "ouvindo" esse brado!
Surpreende-me barulho cortante de um grito sem som. O pavor existencial de uma firgura irreal.
Ou será, a figura, pura representação da realidade, exteriorizando a dor, alguma dor, que cada ser humano pode trazer dentro de si?

Um comentário:

  1. Oi Pix!

    Também amo essa pintura.. Gosto de olhar para o fundo.. ver como a paisagem está retorcida. Você acha que é a dor que distorce a realidade?

    ResponderExcluir